Com o fim da carteira sem registro para os boletos de cobrança, a partir de 1 de janeiro de 2017 será obrigatório o registro dos boletos junto a rede bancária, conforme resolução da FEBRABAN.
O sistema Sindacom oferece os arquivos de remessa padronizados de acordo com o banco do seu condomínio. Para o banco Itaú é utilizado o CNAB 400.
Para resgatar o arquivo, acesse a funcionalidade Financeiro -> Cobrança -> Remessa bancária no sistema. Para cada conjunto de boletos gerados no dia, o sistema exibirá uma lista. Ao clicar em cada linha da lista, é exibido a lista dos boletos correspondentes com o arquivo de remessa para download.
Essa operação se faz necessária para TODOS os boletos gerados pelo sistema e que precisem ser pagos pelos moradores. A partir do prazo informado acima, nenhum boleto não registrado será aceito pela rede bancária.
Em posse do arquivo, siga as instruções abaixo para transmitir o arquivo no Banco Itaú:
Clique nas imagens para melhor visualização.
1 – Acesse o banco Itaú na internet;
2 – Clique na opção “Transmissão de Arquivos”;
3 – O sistema do banco disponibilizará o menu de opções abaixo;
4 – Para transmitir o arquivo, clique na opção “Enviar”;
5 – O sistema irá oferecer a ferramenta para selecionar o arquivo de remessa no seu computador;
6 – Leia as instruções, selecione o produto “COBRANÇA – 400″, encontre o arquivo de remessa que salvou do sistema Sindacom no seu computador e clique no botão “enviar”;
7 – O sistema irá validar o arquivo exibindo a imagem acima com todas as instruções;
Obs: Vale atenção a informação que o arquivo, de fato, é processado à noite. Assim, até que o processamento ocorra, é possível excluir o arquivo selecionado a opção “Excluir” do menu da funcionalidade (vide item 3);
8 – Você pode visualizar as últimas remessas e os resultados dos seus respectivos processamentos no menu “Consultar resultado do processamento” (vide item 3);
9 – O sistema exibirá os resultados dos últimos arquivos, oferecendo um filtro de consulta, conforme imagem abaixo;
Pronto! A partir de agora, os seus boletos estão registrados e aptos para serem pagos na rede bancária. Caso tenha dificuldade em realizar algum passo desse tutorial ou não tenha encontrado qualquer funcionalidade apresentada, entre em contato com o banco em busca de instruções.
Clique aqui para saber como resgatar o arquivo de remessa no sistema Sindacom.
O sistema Sindacom vem acompanhando esse processo há alguns meses e desenvolvendo melhorias para maior comodidade dos operadores. Assim, os arquivos de remessa fornecidos pelo sistema são inteligentes, buscando o tratamento prévio de dezenas de restrições exigidas pelo banco. Porém, em caso de qualquer dúvida ou problema, entre em contato com o nosso suporte técnico.