Carteira de piscina

O sistema Sindacom passa a oferecer a carteira da piscina incorporado na funcionalidade de Cadastro de Pessoas nas opções Administrativo > Comunidade.

O Cadastro de Pessoas é a funcionalidade que faz o cadastro e organiza todos os moradores das unidades por perfis de acesso ou não no sistema. Sendo assim, resgatando as informações já cadastradas, o sistema monta a carteira de forma inteiramente digital.

A carteira tem o tamanho de 70mm x 100mm com o formato horizontal para ser dobrada em frente e verso. O tamanho é compatível com os principais porta documentos e crachás vendidos nas principais papelarias.

A carteira conta com o título, nome com logo do condomínio, informações do morador como nome, a unidade, data de nascimento e vencimento, quando houver. Além disso, é possível enviar uma foto de proporção 3:4 digitalizado ou ser colado após impressão. No verso, a carteira exibe as instruções básicas e um campo para que cada condomínio elabore a sua forma de autenticação e evite fraudes.

A foto tem proporção 3:4, ou seja, 3 ou proporcional para largura e 4 para altura. O tamanho padrão utilizado digitalmente é de 120 x 160 pixels, sendo aceitos os tipos Jpeg e PNG. Caso essa proporção não seja respeitada, a foto poderá ficar distorcida na carteira.

As câmeras (celular ou outros) oferecem a opção de tamanho na proporção 3:4 nas configurações. As ferramentas de edição também fornecem essa opção no corte das imagens. Assim, qualquer foto pode ser facilmente editada para o cumprimento da proporção e do tamanho padrão.

Além das opções já incorporados na câmera e nos aplicativos de edição de imagens, diversos programas gratuitos para computador oferecem a funcionalidade de corte (Crop) de fácil utilização. Confira os principais:

1. Adobe Photoshop Express
  2. GIMP
  3. Paint.NET
  4. Pixlr
  5. Pixlr X
  6. PhotoScape X
  7. Fotor
  8. Photos Pos Pro
  9. InPixio
  10. BeFunky
  11. Bônus: Wix Photo Studio

Clique aqui e saiba mais no WixBlog.

O programa Microsoft Office Picture Manager, muitas vezes já instalado no computador, pode auxiliar na edição das fotos. Dos programas listados acima, destacamos o GIMP, um dos editores de imagens gratuitos mais completos e de fácil utilização.

Caso não possua esse programa, clique no artigo do Techtudo “Como fazer download do Microsoft Office Picture Manager no PC“.

O ideal é que a foto seja tirada em um fundo branco para facilitar a visualização e a impressão com uso de menos tinta. O próprio condomínio, se assim desejar, pode retirar a foto nessa configuração na própria administração, para facilitar e padronizar as fotos das carteiras.

Vale lembrar que, havendo e-mail preenchido no cadastro, o sistema faz o aviso do vencimento, com antecedência e 30, 15 e no dia de vencimento. Assim, seguindo as instruções de seu condomínio, a pessoa pode atualizar.