Nossa história

O ano era 2007, antes mesmo da Sindacom existir, uma dupla de alunos da Universidade Federal Fluminense apresentava o projeto final do curso de Ciência da Computação. O projeto, intitulado Plataforma Ilha Gestão, consistia na criação de uma plataforma de desenvolvimento, oferecendo recursos compartilhados para a construção de sistemas.

Já em 2010, eleito síndico pela primeira vez, Rodrigo Seco, um dos futuro fundadores da Sindacom, se via com um dos maiores desafios de sua vida. Como administrar um condomínio com centenas de unidades em implantação? Não encontrando ferramentas capazes de promover uma gestão e comunicação eficiente, nada além de relatórios financeiros confusos, a solução foi desenvolver um portal de comunicação e um sistema com funcionalidades que publicasse os documentos oficiais, fosse possível monitorar das atividades e ajudasse nas tomadas de decisões.

O sucesso foi tamanho que em assembleia realizada em 2011 os moradores homologaram o sistema como o oficial do condomínio, retirando a administradora, promovendo um modelo de autogestão que perpetua até hoje e em constante evolução a partir de parcerias com conselheiros, moradores e prestadores de serviço. A colaboração e o constante aperfeiçoamento se tornou a essência da empresa, que seria aberta formalmente em setembro de 2013, contando também com o sócio Leonardo Soares, o responsável pela identidade visual da empresa.

Logo o sistema despertou o interesse de outros condomínios. Os resultados serviram de base para a construção de um modelo de gestão e comunicação com processos bem definidos, elevando o condomínio a um patamar nunca antes visto. Já não era apenas um sistema, mas um modelo de negócio que confrontava um mercado carente de profissionalismo e tecnologia.

Diante de públicos e características tão distintas, como garantir que um modelo de sucesso obtenha os mesmos resultados ou até melhores em outros condomínios? Nesse momento, nascia a consultoria Sindacom, que tinha como objetivo já não só implantava sistemas, mas todo um modelo com treinamentos, estudo de casos e proposição de soluções. O interessante é que as soluções dadas para um condomínio eram compartilhadas com todos os demais clientes, criando uma cadeia de colaboração, que funciona até hoje, garantindo uma evolução constante.

Não demorou muito para que os resultados também fossem alcançados em outros condomínios. Mesmo com as adaptações necessárias, devido as diferenças nos regulamentos e processos pré-existentes, o modelo se demonstrou cada vez mais eficiente, trazendo maior segurança jurídica e melhorando a percepção dos moradores junto a administração.

Novos clientes, ferramentas e soluções trouxeram a necessidade de um espaço próprio e adequado, antes compartilhado com a contabilidade JMR. A “Consultoria em Gestão e Comunicação para Condomínios” precisava de novos equipamentos, uma sala de reuniões e novos funcionários para atender a crescente demanda e os novos serviços de apoio administrativo e comunicação. Assim, em 2016, a Sindacom inaugurou seu primeiro endereço comercial, no Unicenter na Freguesia de Jacarepaguá.

No momento em que os resultados se tornavam cada vez mais expressivos, alguns condomínios demonstraram interesse para que a Sindacom assumisse como administradora, o que traria um novo crescimento em tão pouco tempo e desafios inimagináveis. Assumindo esse compromisso, em 2017, a empresa passou por uma nova restruturação, saindo o Leonardo Soares e entrando a Emilia Ignez da Mota como sócia, se tornando Administradora de Condomínios, solidificando a parceria com a JMR Contabilidade e Cíntia Cezar Advocacia & Consultoria.

Em 2018, uma proposta inusitada ampliou os planos da empresa. A participação cada vez mais intensa em palestras, workshops, jornais e programas de rádio trouxeram a oportunidade para que um dos fundadores, Rodrigo Seco, assumisse como síndico profissional. Nesse mesmo ano, a empresa fez jus a sua Plataforma disponibilizando a primeira solução compartilhada com a finalidade de atender condomínios de menor porte com custos ainda mais acessíveis.

Desde então, parcerias foram firmadas, dezenas de novas funcionalidades desenvolvidas e serviços oferecidos com o objetivo de garantir a sua essência colaborativa, os resultados e a eficiência no atendimento, mantendo o diferencial que fez a empresa conquistar 100% na aprovação das pastas de prestação de contas de todos os clientes, muitas auditadas, e nenhuma rescisão contratual em toda sua história até então.

Em 2019, com a missão de aprimoramento constante dos seus processos, da qualidade dos serviços prestados e agilidade nos atendimentos, foi necessário, novamente, investir em contratações, novos equipamentos, treinamento e desenvolvimento de novas ferramentas. Para acompanhar os desafios, a empresa se mudou para a Barra da Tijuca, no prédio comercial do Shopping Via Parque, oferecendo maior estrutura e conforto para funcionários e clientes.

Os investimentos permitiram que nossos produtos e serviços também fossem oferecidos a micro e pequenas empresas, além aproveitar a constante capacitação dos nossos funcionários na alocação de mão-de-obra altamente especializada, totalmente alinhados aos nossos processos, para postos administrativos, portaria, zeladoria e serviços gerais. Ao mesmo tempo, o aumento na rotina de capacitação e palestras propiciou um aumento significativo nas parcerias, tornando referência em gestão e comunicação para condomínios e empresas.

Sem perder a essência que nos trouxe até aqui, com valores bem definidos, não faltam planos para o futuro. Os resultados dos clientes sempre foram e serão as maiores conquistas. Nos dedicamos diariamente para demonstrar o diferencial que foi a base de toda evolução da empresa. Em um mundo de constantes transformações, somente com colaboração e competência estaremos preparados para os novos desafios, as expectativas dos clientes e as exigências do mercado.

Estamos preparados! Vamos juntos?

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